Felipe Gomide
Felipe Gomide

Por Paulo Liebert

press to zoom
Felipe Gomide
Felipe Gomide

Por Daniel Kersys

press to zoom
Felipe Gomide
Felipe Gomide

Por Daniel Kersys

press to zoom
Felipe Gomide
Felipe Gomide

Por Paulo Liebert

press to zoom
1/4

Felipe Gomide

Rabeca

Músico profissional integra os grupos Orkestra Bandida e Xaxado Novo. Iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade, tendo o piano como primeiro instrumento. Com doze anos de idade começou a tocar bateria, instrumento que desenvolveu profissionalmente, tendo estudado com alguns grandes nomes da música brasileira como Dinho Nascimento, Neném, e Carlos Ezequiel. Realizou o curso livre do Conservatório Souza Lima, formando-se em teoria e harmonia musical.

Desde 2008, através de contato com os pescadores rabequeiros do litoral sul de São Paulo, passou a tocar e a pesquisar a rabeca. Teve oportunidade de estudar com mestres como o falecido, Mestre Salustiano (PE), bem como ter aulas com Nelson da Rabeca (AL) e Zé Pereira (SP). Em 2012, passou a pesquisar a linguagem musical oriental através do estudo do sistema dos maqams. Sendo tomado como pupilo de Mário Aphonso III, um dos grandes pesquisadores da música oriental no Brasil, através do Coletivo Tarab, passou a integrar os grupos Yaqin Ensemble e Orkestra Bandida, sendo atualmente um dos poucos músicos que desenvolve a linguagem oriental na rabeca.

Em viagem de pesquisa musical, realizada em 2012, pode aprender com os ciganos da vila de Clejani, na Romênia, sede do grupo Taraf de Haidouks, e ainda teve oportunidade de estagiar com os mestres Oktay Temiz e Hanefi Kigiz, em Istambul, na Turquia. Em 2015, realizou sua segunda viagem internacional de pesquisa musical, fazendo seminários na conceituada escola Labyrinth, na Ilha de Creta, além de diversos shows em Istambul. Como produtor musical, vem desenvolvendo um trabalho de registro e resgate do fandango caiçara, havendo produzido os álbuns Grupo de Fandango Família Neves (2009), Fandango do Araçauba (Proac – 2010), bem como o documentário Fandango Caiçara, além de produzir festas e eventos pela produtora Regionave Cultural.

  • Facebook
  • Instagram