top of page

Francisco Lobo

Darbuka e Riqq

Francisco Lobo tem interesse na música desde criança, e por ser de uma família de músicos, teve contato com diversos instrumentos, músicos e um grande acervo musical que o influenciaram profundamente.

Começou seus estudos musicais na Orquestra Sinfônica de Limeira, e lá atuou como clarinetista por dois anos na orquestra jovem da cidade. Tocou em festivais como “Canta Limeira” 2008, “Festi-Afro” 2007-2008, e o “Viola de todos os Cantos”.

No ano de 2009 mudou-se para São Paulo, onde estudou clarinete e instrumentos de sopro orientais com seu tio e professor Mário Aphonso III. Em contato direto com a linguagem oriental, desenvolveu um grande interesse nos ritmos e instrumentos de percussão oriental como o Frame-Drum, Derbak e o Riqq (pandeiro oriental) e acabou fazendo da pesquisa dos ritmos e do desenvolvimento técnico desses instrumentos, sua meta profissional. Em parceria com os músicos de sua família Mario Aphonso III e Ian Nain, ajudou a formar O Coletivo Tarab, pesquisando e catalogando os ritmos orientais e suas fontes. Hoje atua como percussionista em projetos musicais nascidos na fundação como Zikir Trio, Orkestra Bandida, Yaqin Ensemble e TarabJazz,  e participou do disco “Mutrib-Primeiras Viagens”.

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page