Ian Nain
Ian Nain

Por Paulo Liebert

press to zoom
Ian Nain
Ian Nain

Por Daniel Kersys

press to zoom
Ian Nain
Ian Nain

Por Daniel Kersys

press to zoom
Ian Nain
Ian Nain

Por Paulo Liebert

press to zoom
1/4

Ian Nain

Oud, Saz, Çümbüs

Começou seus estudos de Música aos cinco anos de idade, fortemente influenciado por um meio familiar de arte, dança e música. Desde a infância, se interessou profundamente pela sonoridade oriental e linguagem da música árabe, persa e Indiana.

Estudou Guitarra e violão de aço com Kiko Moura, focando seu estudo no Jazz e na música instrumental Brasileira e paralelamente, explorando a sonoridade oriental.

Aos 13 anos começou seus estudos de Bansuri (Flauta anciental Indiana), Nay (Flauta tradicional árabe) e Ney (Flauta tradicional Turca) com Mário Aphonso III seu pai e mentor. Começou a pesquisar profundamente os ritmos orientais e o Maqamat (ciclo de escalas orientais), sua linguagem e ornamentos, e a estudar o Saz (instrumento tradicional da Turquia) o Oud (Lute árabe) e Cümbüş (Instrumento típico turco cigano).

Em parceria com Mário Aphonso III e seu irmão Francisco Lobo, ajudou a fundar O Coletivo Tarab, sendo coordenador dos grupos de estudo de música oriental, além de catalogar e pesquisar o Maqamat e filosofia de ensino oriental.

Atualmente gravou como convidado e ajudou a produzir o cd “Primeiras Viagens” do Grupo Mutrib, com quem participou e tocou em festivais de música e shows, além de atuar em projetos de música oriental nascidos no Coletivo Tarab, como o Trio Zikir, Yaqin Ensemble e Orkestra Bandida e TarabJazz. Participou recentemente da Gravação da Trilha Sonora da Novela “Jóia Rara”, e da Trilha de documentários do cunho espiritual e filosóficos. Participou do Festival de Danças e Músicas do Mundo no SESC Pompéia e lança em 2015 os cds Yaqin Ensemble e Orkestra Bandida, além de gravar o especial Sesc Brasil com o Mutrib e colaborar como sideman no disco Ala Mar da cantora Fortuna, com quem também gravou um especial na TV Cultura.

  • Facebook
  • Instagram